O ministro de Estado cabo-verdiano Fernando Elísio Freire declarou esta quarta-feira, 07 de novembro, na Cidade da Praia, que o país está a fazer um trabalho “muito consistente” para a “eliminação total” do sarampo e da rubéola. Após a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra estas duas doenças, realizada no campo da Adega, em Achada Grande Trás, Elísio Freire disse aos jornalistas que já não se regista um caso de sarampo em Cabo Verde desde 1997.
“O objectivo fundamental do Governo é fazer com que Cabo Verde seja um país cada vez mais saudável e inclusivo e, por isso, apelamos a todas às famílias, os jardins infantis, os municípios e as entidades públicas e privadas para se envolverem no sentido de conseguir esse grande designo nacional que é de vacinar todas as crianças para que possam construir um futuro saudável”, pediu o ministro.
Apesar dos elogios feitos, Elísio Freire recordou que é importante uma “maior envolvência” das pessoas na campanha de sensibilização para vacinar as crianças, sendo necessário atingir a meta de 45 mil crianças entre os nove meses e os quatro anos.
A Campanha Nacional de Vacinação, que irá decorrer entre os dias 07 e 13 de novembro, tem como objetivo contribuir para a redução da transmissão, controlo e eliminação do sarampo e da rubéola a nível nacional, regional e mundial. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Segurança Social, enquadra-se numa ação a nível nacional e tem como meta eliminar as referidas doenças até 2020.