Cabo Verde: Ministro do Mar acusa PAICV de causar discórdias

O ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, explicou publicamente neste fim de semana que a criação das áreas marinhas é feita com base em dados científicos. Neste sentido, acusou os deputados do PAICV eleitos por São Vicente de estarem a promover antagonismo entre as regiões e as ilhas, segundo a “Inforpress”.

As declarações foram feitas aos jornalistas no sábado, 07 de maio, no final da visita do governante à ilha Brava. A afirmação que envolveu o PAICV foi proferida no âmbito da pergunta de um jornalista sobre o que tinha a dizer em relação ao facto de os deputados em questão terem questionado o “tratamento desigual” na criação de áreas marinhas em São Vicente e Santiago.

“Eu creio que em pleno século XXI não faz sentido estar a fazer política com assuntos que têm por base dados científicos como é caso das reservas marinhas e usar isto para questões do bairrismo e do regionalismo… Acho que São Vicente deve ser melhor servido por deputados que compreendam a dinâmica da governação nacional”, respondeu.

Abraão Vicente acrescentou que os técnicos do Ministério do Mar e da Direcção-Geral do Ambiente com as organizações internacionais, quando pensam, organizam e planificam as áreas de reservas nacionais, não pensam se estão em São Vicente, em Santiago, na Brava ou em São Nicolau.

“Pensam nas especificidades das regiões. Portanto, eu penso que o tiro foi completamente fora do alvo. Não é compreensível… e eu hoje, vivendo em São Vicente, devo dizer que os são vicentinos não se reveem nesta forma de fazer política porque não é criando antagonismo entre as regiões e entre ilhas que se defende uma ilha”, criticou, frisando que não ouviu “nenhuma proposta concreta por parte dos deputados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Putin justifica invasão à Ucrânia como "ataque preventivo"

Putin justifica invasão à Ucrânia como "ataque preventivo"

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou nesta segunda-feira, 09 de maio, a invasão à Ucrânia como sendo um “ataque preventivo”…
Revista de Imprensa Lusófona de 09 de maio de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 09 de maio de 2022

No Brasil “O Globo” tem em manchete “Desunida, terceira via enfrenta impasses para montar palanques estaduais”. O “Estadão” destaca que…
Guiné-Bissau: Deputado Agnelo Regala alvo de tentativa de assassinato 

Guiné-Bissau: Deputado Agnelo Regala alvo de tentativa de assassinato 

O Presidente da União para Mudança (UM), Agnelo Augusto Regala, igualmente deputado da nação, foi baleado na noite deste sábado…
Moçambique: 17 mil cidadãos passam fome em Gaza

Moçambique: 17 mil cidadãos passam fome em Gaza

São cerca de 17 mil os cidadãos de Massangena, na província moçambicana de Gaza, que estão a passar fome. Este…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin