Segundo o vereador do Movimento para a Democracia, MpD, José Eduardo dos Santos, “a verdade é que foi ele (Francisco Carvalho), como Presidente da Câmara Municipal da Praia que celebrou em 2021 o contrato de compra e venda com a Embaixada Estados Unidos da América e que recebeu os mais 114.001.638 escudos.”
A acusação foi apresentada em conferência de imprensa, depois do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, referir que a venda do campo de golfe e ténis da Praia tinha sido obra da gestão da Câmara Municipal anterior, que assinou o contrato.
José Eduardo dos Santos afirma que Francisco Carvalho já habituou as pessoas com o seu “chorrilho de mentiras quase que diárias para ocultar a sua incompetência na gestão e falta de resultados”, e que é “difícil para Francisco entender a importância de um país como Estados Unidos da América escolherem, Cabo Verde e a cidade da Praia para fazerem investimentos de 400 milhões de dólares, uma honra e privilégio o Município receber tal investimento”.
O vereador do Movimento para a Democracia diz ainda que a Câmara anterior liderada por Óscar Santos, interveio para viabilizar o investimento de 400 milhões de dólares e não para ganhar dinheiro com a venda do terreno como Francisco pretende fazer no momento.
“Tal Câmara não celebrou com a embaixada nenhum contrato de compra e venda e nem recebeu o dinheiro dessa venda. Celebrou o contrato que dava apenas a embaixada a opção de compra por dois milhões, quatrocentos e cinquenta mil dólares. Isso significa que a embaixada podia comprar, querendo, e não significa de modo algum que o terreno tenha sido vendido e pagado o preço” deixou claro o vereador.
Concluiu proferindo que Francisco Carvalho “é único” Presidente de Câmara em todo o País que “teve o condão de, em escassos meses, transformar a sua maioria política na vereação em gritante minoria, acusando os seus antigos colegas partidários de gatos e sapatos”.