Os vereadores do Movimento para a Democracia (MpD) na Câmara Municipal da Praia (CMP) acusam o edil Francisco Carvalho de “ataques gratuitos” em comunicados publicados na página oficial da autarquia, onde dizem que o dirigente culpa-os por não estar a governar.
“Quatro vereadores do MpD [oposição camarária] não podem em lógica matemática, nenhuma, bloquear uma câmara que é governada por cinco vereadores do PAICV”, afirmou a porta-voz do grupo, Ednalva Cardoso, numa conferência de imprensa realizada nesta terça-feira, 02 de agosto.
Os vereadores do MpD resolveram trazer à “praça pública” a questão dos bombeiros municipais, ao falar sobre a última reunião, realizada depois de 60 dias sem se reunir a câmara por o presidente ter estado, alegadamente, a resolver os seus interesses pessoais.
Um dos pontos agendados foi a aprovação da proposta que regulariza a progressão e promoção dos agentes de bombeiros da Praia de 2010 a 2018. “Antes de mais nada, sem qualquer enquadramento, a primeira pergunta de Francisco Carvalho foi: Quem vota contra? (…) Cinco dos quatro vereadores presentes solicitaram informações antes da aprovação … já que no orçamento da câmara a nível de progressões foi orçado zero escudo”, esclareceu Ednalva Cardoso.
A representante do MpD disse que Francisco Carvalho tem de parar de “mentir descaradamente” à população da Praia e aos bombeiros.