Líder da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa

Cabo Verde: MpD acusa PAICV de “falta de seriedade”

presidente da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa, acusou o PAICV de “falta de seriedade”“irresponsabilidade” e de “usar truques” na apreciação de contas do Estado referentes a 2016. A crítica foi feita nesta terça-feira, 15 de dezembro, durante o balanço das jornadas parlamentares feito em conferência de imprensa. 

“O Governo do MpD têm estado a prestar contas e já temos contas de 2016, 2017, 2018 e 2019. As contas de 2016 estão no parlamento desde março de 2019 e podemos ver a falta de seriedade e da liderança e de truques do PAICV, porque a Comissão Especializada de Orçamento e Finanças, presidido por um deputado do PAICV, colocou na gaveta um relatório que devia estar pronto em 45 dias”expôs. 

De acordo com a dirigente, a comissão recebeu o relatório do Tribunal de Contas em março de 2019 e apenas um ano depois é que o presidente da comissão decidiu tirar o documento da gaveta”. Ainda assim, continuou, o mesmo só foi rubricado a 18 de novembro. 

“Neste momento, o PAICV vem questionar a não prestação de contas. Isso é um truque do próprio partido que vem dizer que as contas não foram prestadas, quando a responsabilidade é sua e não do grupo parlamentar, da Assembleia Nacional e muito menos do Governo porque prestou contas na data certa”defendeu. 

A representante da formação política no poder disse também que o Governo apoiado pelo MpD tem prestado contas e sido transparente. Lembrou ainda que esse mesmo Executivo trouxe ao Parlamento a lei do Tribunal de Contas, o que permitiu que a instituição efetuasse uma maior fiscalização e seguimento de todas as despesas públicas “de forma transparente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin