Líder da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa

Cabo Verde: MpD acusa PAICV de nunca ter negociado integração do povo

O Governo cabo-verdiano cumpriu o seu programa de governação a nível de relações externas, segundo a líder parlamentar do MpD, Joana Rosa. Esta afirmação foi feita durante o balanço das jornadas parlamentares.

A dirigente aproveitou o momento para acusar o PAICV de nunca ter feito nada para negociar a integração do povo cabo-verdiano. Tal surge em reação ao facto de o maior partido da oposição criticar frequentemente o partido no poder, o que inclui a matéria das relações externas.

“Nós negociámos a primeira integração dos cabo-verdianos nos anos 90 com o governo do MpD, e fizemo-lo também de novo agora com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e com o primeiro-ministro português”, começou por dizer.

“Portanto, nós, do ponto de vista da emigração, da obrigação deste governo para com a nossa diáspora temos cumprido e dissemos há dias num debate que promovemos no Parlamento, que foi consensual em como este governo tem cumprido com a diáspora. Este governo tem cumprido com aquilo que constitui o seu programa de governação em termos de relações externas”, defendeu ainda.

Para Joana Rosa, o arquipélago tem, atualmente, uma forte relação com a África, o que não existia no passado. “Ouvia-se falar muito de África ,mas em termos práticos absolutamente nada. Mas hoje temos resultados práticos em termos de parceria, de instalação de embaixada. Falei na Nigéria, mas também na Guiné-Bissau. Cabo Verde tem sido e continua a ser respeitado a nível internacional”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Moçambique: IESE diz que Covid-19 não foi principal causa de recessão do país

Moçambique: IESE diz que Covid-19 não foi principal causa de recessão do país

O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) considera que a Covid-19 não foi a principal causa da recessão económica em Moçambique.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin