Cabo Verde

Cabo Verde: MpD afirma que segurança e justiça melhoraram em São Vicente

© MpD - Movimento para a Democracia

Os deputados do MpD eleitos pelo círculo eleitoral de São Vicente consideram que a situação da segurança e da justiça melhoraram na ilha de São Vicente, apesar dos problemas que ainda existem.

De acordo com a porta-voz do partido no poder, Mircêa Delgado, esta é a perceção com que os deputados ficaram após a visita feita ao círculo eleitoral e que abrangeu principalmente estruturas de justiça, com o objetivo de preparar a próxima sessão parlamentar de outubro, que terá início na próxima quarta-feira, dia 30.

“O que constatamos é que, nos últimos três anos, a segurança e justiça têm melhorado, pelas informações tidas, pelos dados apresentados pelas instituições e pela perceção que se tem no terreno aqui em São Vicente”, declarou a deputada.

A mesma fonte indicou ganhos no referido setor, que disse advirem dos meios que “vêm aumentado desde 2016 a esta parte”, e ainda a elaboração, pela primeira vez, de um plano estratégico feito pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial, que tem como objetivo “dar combate” ao problema da morosidade e da pendência.

Este plano prevê, ajuntou, o reforço com os 16 juízes ainda em formação e que vão trabalhar nas várias comarcas e resolver as pendências não só em São Vicente, mas em todo o Cabo Verde. “Portanto, a situação é melhor, vem melhorando e a tendência é que, com os investimentos, venha melhorar cada dia mais”, concluiu.

Quanto à segurança pública, referiu que está a ser construído um centro operacional na esquadra central da Polícia Nacional, no Mindelo, o que vai permitir o controlo das câmaras de vigilâncias que serão instaladas na ilha. No entanto, ainda não há uma previsão para o fim das obras.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo