O grupo parlamentar do MpD declarou que Cabo Verde está a reagir “de forma racionalmente correta” no que diz respeito à pandemia da Covid-19 e que os casos positivos divulgados nos últimos dias alertam que não se deve baixar a guarda.
O vice-presidente do grupo parlamentar do partido no poder, Alcides de Pina, disse nesta terça-feira, 21 de abril, em conferência de imprensa, que o Governo tem estado a agir “de forma controlada” para que o país volte ao ritmo da normalidade.
Pina salientou que, tão importante como prevenir o contágio pela Covid-19, será relançar a vida em sociedade, com as precauções necessárias, mas com a garantia das condições de sustento para as famílias e de sobrevivência para as empresas, considerando que “o grande desafio” para a humanidade é saber como viver estes dias de pandemia.
Entre as políticas implementadas pelo Governo para combater o novo coronavírus, o MpD destacou a aprovação de medidas de proteção social para as famílias, como o rendimento solidário, o rendimento social de inclusão, o rendimento social de inclusão emergencial e o programa de assistência na alimentação, alegando que já beneficiaram “milhares de agregados familiares”.
O representante da formação política mencionou também a aprovação de um programa financeiro no valor de 45 mil contos (408 euros) para o reforço do abastecimento de água nas zonas rurais, a implementação de um programa de ensino à distância e o cadastro social único, entre outras medidas.