Cabo Verde

Cabo Verde: MpD apela a “novos investimentos” em central de Monte Trigo

O deputado do MpD Damião Medina, eleito por Santo Antão, defende “novos investimentos” na central fotovoltaica solar em Monte Trigo, uma aldeia piscatória isolada no interior do município do Porto Novo.

Medina esteve recentemente na referida localidade, tendo feito parte de uma delegação parlamentar chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos. Após ter visto pessoalmente a situação local, o político considera que é já “uma necessidade” investir no reforço do projeto da central, uma vez que “as baterias já deram seu tempo de vida”.

A central fotovoltaica do Monte Trigo, inaugurada em 2012, tem estado a funcionar com dificuldade desde os primeiros meses de 2018, devido ao facto de as baterias estarem no fim da vida útil, uma preocupação que tem sido levantada diversas vezes pelas 75 famílias residentes nessa comunidade, que foi a primeira do país a ser eletrificada a 100% com energia solar.

Segundo o membro do partido no poder, a Câmara Municipal do Porto Novo está “muito engajada” à procura de parceria, principalmente com o Governo, com o objetivo de conseguir o financiamento para os investimentos nessa unidade de produção de energia elétrica, estimados em mais de oito mil contos (72 euros).

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo