Cabo Verde: MpD aprova dez mulheres como candidatas às autárquicas

Secretária-geral do MpD, Filomena Delgado

A Comissão Política Nacional do Movimento para a Democracia (MpD) já aprovou as listas para as eleições autárquicas de 2020, agendadas para 25 de outubro. Destacam-se dez mulheres candidatas a presidentes das assembleias municipais.

O anúncio foi feito à imprensa pela secretária-geral do partido no poder. Segundo Filomena Delgado, a decisão saiu da reunião da Comissão Política.

As dez mulheres vão ser então candidatas nos concelhos da Praia, São Miguel, São Salvador do Mundo, Tarrafal, Brava, Porto Novo, Paul, Ribeira Grande, São Vicente e Boa Vista.

Filomena Delgado foi questionada sobre o facto de esta inclusão de mulheres a encabeçarem as listas para presidente das assembleias municipais poder dever-se a uma resposta às críticas sobre a ausência do sexo feminino nas cabeça de listas para as autarquias. A resposta foi a de que o MpD não teve mulheres a manifestarem interesse ou que as que manifestaram não ficaram bem colocadas nas sondagens.

“O facto, que de acordo com a lei da paridade, as mulheres aparecem em segundo lugar nas listas, será um aspecto importante e, futuramente, poderemos ter essa mudança de cenário e ter mulheres a candidatarem-se a presidente das câmaras”, frisou ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

NASA vai medir emissões de calor nos polos no planeta Terra

NASA vai medir emissões de calor nos polos no planeta Terra

A missão PREFIRE (Polar Radiant Energy in the Far-InfraRed Experiment), iniciada recentemente pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos…
Angola: PRS aumenta interação em Benguela

Angola: PRS aumenta interação em Benguela

O Partido de Renovação Social (PRS) iniciou recentemente um conjunto de ações de constatação e interação com os secretariados municipais,…
Goa: Ministro-chefe garante que Estado está preparado para as monções

Goa: Ministro-chefe garante que Estado está preparado para as monções

O Ministro-chefe de Goa, Pramod Sawant, afirmou, esta semana, que o estado costeiro está preparado para enfrentar a próxima temporada…
Moçambique: Mega-projetos causam prejuízo de 24.7 mil milhões de meticais

Moçambique: Mega-projetos causam prejuízo de 24.7 mil milhões de meticais

Os Projetos de Grande Dimensão e as Concessões Empresariais, geralmente conhecidos como “mega-projetos”, registaram em 2023 um prejuízo de 24.755,45…