A Comissão Política Nacional do Movimento para a Democracia (MpD) já aprovou as listas para as eleições autárquicas de 2020, agendadas para 25 de outubro. Destacam-se dez mulheres candidatas a presidentes das assembleias municipais.
O anúncio foi feito à imprensa pela secretária-geral do partido no poder. Segundo Filomena Delgado, a decisão saiu da reunião da Comissão Política.
As dez mulheres vão ser então candidatas nos concelhos da Praia, São Miguel, São Salvador do Mundo, Tarrafal, Brava, Porto Novo, Paul, Ribeira Grande, São Vicente e Boa Vista.
Filomena Delgado foi questionada sobre o facto de esta inclusão de mulheres a encabeçarem as listas para presidente das assembleias municipais poder dever-se a uma resposta às críticas sobre a ausência do sexo feminino nas cabeça de listas para as autarquias. A resposta foi a de que o MpD não teve mulheres a manifestarem interesse ou que as que manifestaram não ficaram bem colocadas nas sondagens.
“O facto, que de acordo com a lei da paridade, as mulheres aparecem em segundo lugar nas listas, será um aspecto importante e, futuramente, poderemos ter essa mudança de cenário e ter mulheres a candidatarem-se a presidente das câmaras”, frisou ainda.