O líder do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), João Gomes, mencionou a crise que Cabo Verde atravessa durante a celebração do 47.º aniversário da independência do país. A data foi assinalada nesta terça-feira, 05 de julho.
Gomes aproveitou a ocasião para apelar ao trabalho conjunto, de maneira a superar as dificuldades. O apelo foi feito durante o seu discurso na sessão solene comemorativa da Assembleia Nacional.
O dirigente realçou que os cabo-verdianos estão a comemorar mais um aniversário da independência num contexto nunca antes vivenciado
“A conjugação impiedosa de anos sucessivos de seca, da pandemia da Covid-19 e, atualmente, da guerra na Ucrânia, teve e tem um impacto enorme sobre o país, sobre a sua economia e sobre as famílias”, afirmou, citado pela “Inforpress”.
“O aumento de preços de produtos energéticos e bens alimentares, decorrentes de alterações de vários fatores, dos quais se destacam a guerra na Europa, tem causado enormes dificuldades às economias em todo o mundo, originando altas taxas de inflação, comprometendo, em razão disso, o crescimento económico, o rendimento das famílias e a coesão social”, acrescentou.
“Estamos, inequivocamente, num momento de crise. E para situações excecionais são necessárias soluções excecionais”, e, como tal, “este é um momento de especial responsabilidade. O país reclama de todos nós sentido de responsabilidade e espírito de compromisso. A situação exige que priorizemos o essencial em vez de investirmos no trivial e marginal”.