A dirigente parlamentar do MpD, Joana Rosa, declarou que, mesmo com três anos de seca, Cabo Verde obteve ganhos substanciais no setor da agricultura. A afirmação foi feita durante uma conferência de imprensa, realizada à margem das jornadas de preparação para a segunda sessão parlamentar de março.
Segundo a representante do partido no poder, foi possível mobilizar mais água. Tal foi feito através da construção de mais uma barragem e do desassoreamento das barragens.
“Investimos na perfuração, investimos no equipamento dos furos, investimos no sistema de drenagem de água das barragens. Até 2016 tínhamos 15 furos equipados, agora temos 99. São ganhos incomensuráveis ao nível da agricultura, há intensificação de rega gota a gota. Nós partimos de 27% em 2016, em cinco anos de governação já vamos com 41% da área irrigada a nível da rega gota-gota”, expôs.
Quanto aos transportes aéreos, referiu que o Governo cabo-verdiano tem assumido os problemas do setor, derivados da situação da pandemia da Covid-19. Neste âmbito foram criados incentivos e também mobilizando recursos.
“Nós o que estamos a fazer é a dar avales, garantias. Não se está a dar dinheiro, está-se a dar garantia para que a companhia possa retomar a sua vida, mas ainda não há dinâmica em termos de transportes porque ainda há fronteiras fechadas ou então condicionadas, com voos também condicionados. O que o Governo está a fazer é garantir que a nossa companhia de bandeira continua a funcionar em outros moldes”, concluiu.