Cabo Verde: MpD diz que criminalidade “não se reduz aos casos de desaparecimento de pessoas”

A deputada do MpD, Filomena Gonçalves, defendeu que a criminalidade em Cabo Verde “não se reduz aos casos de desaparecimento de pessoas” e que os cabo-verdianos estão “mais confiantes” em matéria de segurança.

As declarações foram feitas aos jornalistas na cidade da Praia para fazer o balanço das jornadas parlamentares do partido no poder, visando a preparação da primeira sessão plenária de junho, que arranca esta quarta-feira, 12 de junho, tendo como pano de fundo o debate com o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

De acordo com a representante do MpD, o referido debate será uma “excelente oportunidade” para o Governo poder, “uma vez mais”, informar ao país sobre os “vários ganhos” que Cabo Verde tem alcançado nos últimos três anos. “Os cabo-verdianos estão cada vez mais confiantes e determinados a enfrentar e vender os novos desafios com que o país está confrontado neste domínio”, declarou, tendo defendido que não poderá haver desenvolvimento e crescimento se não forem vencidos os desafios da segurança.

Segundo Filomena Gonçalves, as questões à volta da segurança são globais devido às ameaças do terrorismo, do narcotráfico e da criminalidade. Na sub-região da CEDEAO, ajuntou, existem ameaças constantes em alguns países membros, tais como Mali, Burquina, Níger e Nigéria.

É nesse quadro que, de acordo com a própria, Cabo Verde tem estabelecido “de uma forma inteligente e pragmática parcerias fortes a nível de segurança” junto de países amigos e principais aliados do arquipélago. Os dados sobre a criminalidade indicam que este fenómeno tem diminuído “substancialmente” nos principais centros urbanos do país, fruto de “políticas assertivas” do Governo.

Quando questionada sobre o aumento de casos de pessoas desaparecidas, respondeu que, no ponto de vista do seu partido, a criminalidade não se reduz aos casos de desaparecimento de pessoas. “Estamos a deparar sim com ‘fake-news’, que nós temos que ver que, se calhar, todo o país tem que debruçar sobre isso para ver se não há uma tendência de se tentar, portanto, lançar pânico às pessoas”, criticou.

“Nós acreditamos que temos instituições sérias no país e estamos a trabalhar com os dados (…) acreditamos que a oposição tem todos os instrumentos legais que se se deparar, de facto, com a adulteração dos dados, tem mecanismos legais para pôr cobro a essa situação”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…