As eleições legislativas de Cabo Verde decorreram neste domingo, 18 de abril. O grande vencedor foi o MpD, partido no poder liderado por Ulisses Correia e Silva, ao obter 97% (108.284) dos votos.
Estes são os resultados provisórios, com mesas apuradas num conjunto de 1.480. A formação política ganhou em todos os círculos nacionais onde concorreu, à exceção da ilha do Fogo, faltando apenas um assento para a maioria absoluta. Restam quatro deputados por apurar.
Comparativamente às eleições de 2016, o MpD perde quatro deputados, o PAICV perde uma e a UCID conquista mais uma, em resultados parciais.
Assim, O MpD conseguiu, até ao momento, eleger 36 deputados. Segue-se o PAICV, com 28, e a UCID, com quatro.
Em declarações à imprensa, o candidato eleito, Correia e Silva, disse que “esta foi uma vitória conforme esperada”, já que, de acordo com o próprio, “fizemos uma boa campanha”. O dirigente lembrou mais uma vez que governou num momento difícil de pandemia da Covid-19 e em três anos consecutivos de seca.
Quanto à abstenção, as percentagens centram-se nos 41,9% (159.247), com 97% de mesas apuradas. No entanto, tudo indica que o MpD vai confirmar a vitória com maioria absoluta, podendo então ultrapassar os 36 eleitos que tem neste momento.