Cabo Verde

Cabo Verde: MpD é o grande vencedor das eleições legislativas

Líder do MpD, Ulisses Correia e Silva
Ulisses Correia e Silva

As eleições legislativas de Cabo Verde decorreram neste domingo, 18 de abril. O grande vencedor foi o MpD, partido no poder liderado por Ulisses Correia e Silva, ao obter 97% (108.284) dos votos. 

Estes são os resultados provisórios, com mesas apuradas num conjunto de 1.480. A formação política ganhou em todos os círculos nacionais onde concorreu, à exceção da ilha do Fogo, faltando apenas um assento para a maioria absoluta. Restam quatro deputados por apurar. 

Comparativamente às eleições de 2016, o MpD perde quatro deputados, o PAICV perde uma e a UCID conquista mais uma, em resultados parciais. 

Assim, MpD conseguiu, até ao momento, eleger 36 deputados. Segue-se o PAICV, com 28, e a UCID, com quatro. 

Em declarações à imprensa, o candidato eleito, Correia e Silva, disse que “esta foi uma vitória conforme esperada” que, de acordo com próprio, “fizemos uma boa campanha”O dirigente lembrou mais uma vez que governou num momento difícil de pandemia da Covid-19 e em três anos consecutivos de seca. 

Quanto à abstenção, as percentagens centram-se nos 41,9% (159.247)com 97% de mesas apuradas. No entanto, tudo indica que o MpD vai confirmar a vitória com maioria absoluta, podendo então ultrapassar os 36 eleitos que tem neste momento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo