As bancadas do Movimento para a Democracia (MpD) e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) na Assembleia Municipal da Praia alinharam com a decisão da edilidade em não realizar atividades comemorativas do Dia da Cidade da Praia, devido à atual situação de pandemia da Covid-19.
Para a líder da bancada do MpD, Filomena Delgado, não existem condições para a aglomeração de pessoas, considerado que a melhor solução é suspender todas as atividades.
“Estamos de acordo com a decisão do presidente da câmara porque, devido à Covid-19, automaticamente todas as atividades ficam canceladas”, afirmou, apelando aos praienses para se resguardarem em casa e cumprirem as indicações das autoridades, lembrando que se trata do município com maior número de infetados pelo novo coronavírus.
Assim, nesta quarta-feira, 29 de abril, data em que se assinalaram os 172 anos da Cidade da Praia, Filomena Delgado disse que foi um “dia diferente porque não vai haver nenhuma atividade comemorativa, por isso que sirva de reflexão para pensar como ultrapassar essa situação”.
A representante do partido no poder alertou que o mesmo pode acontecer a 19 de maio, Dia do Município da Praia, uma vez que, até essa data, as implicações da pandemia na sociedade vão manter-se.
Por sua vez, em representação da bancada do PAICV, Silvina Andrade partilhou a mesma opinião e congratulou-se com a posição da autarquia em não realizar atividades comemorativas para assinalar o Dia da Cidade da Praia.
“Estamos em estado de emergência e os casos positivos estão a aumentar, por isso temos que cumprir as indicações das autoridades para quebrar a cadeia de transmissão”, defendeu, pedindo aos praienses que tenham um “espírito de positividade”, considerando que o mais importante é a prevenção e o confinamento em casa.