Cabo Verde: MpD e UCID discordam sobre estado de emergência

A secretária-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Filomena Delgado, afirmou que o partido no poder defende o alargamento do estado de emergência para todas as ilhas cabo-verdianas, independentemente do facto de as mesmas já terem registado ou não casos positivos de Covid-19.

“O MpD é favorável à renovação do estado de emergência, tendo em conta a situação epidemiológica do país. Nós já temos 11 casos, com maior número de casos na ilha da Boa Vista. Há a necessidade de continuarmos com estas medidas, porque a grande aposta de Cabo Verde é na prevenção”, justificou.

O posicionamento foi manifestado ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, nesta terça-feira, 14 de abril, no âmbito das auscultações feitas às formações políticas, tendo em vista a decisão sobre o alargamento ou não do estado de emergência para evitar a propagação da pandemia no arquipélago.

Por sua vez, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) disse ser favorável à continuidade do estado de emergência apenas nas ilhas com casos da doença. Tal foi proposto ao chefe de Estado pelo líder do partido na oposição, António Monteiro.

Para o dirigente, o estado de emergência deve ser levantado nas ilhas em que não há o novo coronavírus, ainda que se deva manter todos os cuidados necessários de controlo e higiene social.

“Nestas mesmas Ilhas somos de opinião que se deve reforçar temporariamente os serviços de saúde pública, elevando assim a prontidão do mesmo para que em caso necessário possa agir o mais rapidamente possível”, sublinhou, acrescentando que “já é tempo de se instalar todos os equipamentos necessários” nas Ilhas onde a doença se manifestou para permitir um “combate mais eficaz à mesma”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin