O Movimento para a Democracia (MpD) elegeu Paulo Veiga para líder parlamentar nesta quinta-feira, 29 de setembro, através de 34 votos a favor.
De acordo com o “Expresso das Ilhas”, a votação decorreu na sala de reunião do grupo parlamentar do partido no poder, na Assembleia Nacional. Veiga era candidato único.
Depois do sufrágio, o recém-eleito declarou que quer que a sua liderança seja pautada pelo diálogo interno e pelo programa do MpD, mas sempre em diálogo e em concertação com a bancada da oposição.
“Como sabemos, o mundo atravessa uma fase muito complicada. Após a pandemia veio a guerra na Ucrânia e, ao que parece, vamos ter uma crise financeira que se está a pronunciar para o final do ano e início de 2023, e Cabo Verde vai ter que se preparar e estar pronto para minimizar os impactos nos nossos cidadãos. Isso só é possível com medidas a serem tomadas em consenso com os sujeitos parlamentares, não só do MpD, mas também da oposição”, defendeu.
O novo dirigente considera que a direção anterior, de João Gomes, fez um excelente trabalho, ao qual pretende dar continuidade e melhorar nos pontos fracos para que Cabo Verde saia a ganhar.
Na próxima semana vai solicitar uma reunião com os deputados da UCID e com o grupo parlamentar do PAICV para transmitir esta informação e também para mostrar abertura.