O líder da bancada parlamentar do MpD, João Gomes, realçou nesta quarta-feira, 22 de junho, a “inquestionável” ação dos governos de Ulisses Correia e Silva para enfrentar crises. Segundo o político, transformar desafios e dificuldades em oportunidades tem sido o apanágio do povo cabo-verdiano.
Gomes destacou que de 2016 até ao momento os governos liderados pelo primeiro-ministro e também presidente do MpD, Correia e Silva, foram obrigados a enfrentar e responder corajosamente e positivamente a desafios nunca antes vividos por nenhum outro Governo do país desde a sua independência, em julho de 1975.
“As cabo-verdianas e cabo-verdianos reconhecem a coragem e a determinação do Governo liderado por Ulisses Correia e Silva”, observou na abertura do debate com o primeiro-ministro, tendo sido citado pelo “Santiago Magazine”.
“Cabo Verde é um pequeno país insular, caracterizado e conhecido pelas inúmeras contingências e desafios que a mãe natureza colocou no seu destino, mas também pela grande capacidade e tenacidade do seu povo em os enfrentar de uma forma corajosa”, continuou.
O representante do partido no poder lembrou eventos como as chuvas torrenciais de Santo Antão em 2016, os cinco anos consecutivos de seca de 2017 a 2022, a pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia, que está a afetar o cenário mundial e, consequentemente, Cabo Verde.
“Mais que responder positiva e satisfatoriamente às constantes crises que assolam Cabo Verde, os governos de Ulisses Correia e Silva, têm tomado medidas de políticas, reconhecidas pelos cabo-verdianos e pelos nossos parceiros internacionais, como adequadas a tornarem Cabo Verde, um país mais forte e mais resiliente aos desafios constantes com que somos confrontados”, concluiu.