Cabo Verde

Cabo Verde: MpD encomenda sondagem para as autárquicas de 2020

© Gabinete de Comunicação do MpD | Miguel Monteiro

A Direção Nacional do MpD encomendou uma sondagem para medir a popularidade dos 18 presidentes de Câmara liderados pelo partido no poder antes de decidir se apoia ou não a recandidatura dos mesmos para as eleições autárquicas, marcadas para o próximo ano.

Já se encontra no terreno uma equipa de inquérito desde sábado, 02 de novembro. Esta decisão da formação política saiu da reunião da Direção Nacional, ocorrida no dia 01, e abrange todos os presidentes incumbentes, ou seja, os atuais autarcas que estão à espera de verem confirmada a recandidatura pelas listas do MpD.

Tendo em conta as disputas internas existentes em vários municípios, entre os quais São Domingos, onde são vários os pretendentes para substituir o edil atual, Clemente Garcia, a formação política optou por encomendar a sondagem de forma a medir o índice de popularidade dos presidentes incumbentes e só depois escolher o cabeça de lista para cada concelho. Tal significa que nenhum dos outros potenciais concorrentes estão a ser sondados pelo MpD.

Se o incumbente, ainda que com elevada taxa de rejeição interna, tiver uma percentagem mínima para vencer a candidatura adversária, será nele que a organização política apostará para uma nova candidatura, como manda o regulamento da mesma.

No entanto, existem concelhos onde a medida pode não resultar como o esperado, como em Santa Catarina de Santiago, onde Beto Alves não tem o apoio da Comissão política local, e São Domingos, cujo lugar de presidente de Câmara está a ser concorrido por pelo menos seis pretendentes, incluindo o atual edil, todos eles da esfera do MpD.

Recorde-se que o partido detém 18 das 22 Câmaras Municipais de Cabo Verde, pertencendo outras duas (Santa Cruz e Mosteiros) ao PAICV e sendo duas (Boa Vista e Ribeira Brava, em São Nicolau) independentes.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo