O deputado do MpD, Filipe Santos, afirmou que a transferência de dois doentes por via marítima ocorrida no sábado, 28 de agosto, deveu-se a uma recomendação técnica.
As declarações foram feitas numa conferência de imprensa, onde o representante do partido no poder negou as críticas feitas pelo PAICV, através do deputado Luís Pires, acerca da situação de transportes em Cabo Verde e de transferência de pacientes da ilha do Fogo para Santiago.
Segundo Filipe Santos, as acusações da maior formação política da oposição no arquipélago são “muito ligeiras e desconhecedoras dos processos técnicos nos procedimentos evacuativos dos doentes”.
O político acrescentou que na transferência dos dois pacientes pela via marítima foram observadas as orientações “médicas e levada a cabo por pessoal técnico treinado e capacitado para esse fim, garantindo um transporte adequado do doente”.
“Não há nada de incorreto nas transferências por barco desde que esteja salvaguardada a segurança sanitária do paciente”, realçou.