Cabo Verde: MpD faz Labanta Djarfogo desistir das autárquicas

O Movimento da Sociedade Civil “Labanta Djarfogo” (Levantar a ilha do Fogo) celebrou um acordo com o Movimento para a Democracia (MpD). Depois disso, decidiu desistir da corrida às eleições autárquicas no município de São Filipe.

O texto do acordo, num total de três páginas, foi assinado pelo responsável do Movimento da Sociedade Civil “Labanta Djarfogo”, Félix Lopes. Já da parte do MpD rubricou o atual presidente da Assembleia Municipal de São Filipe, Adolfo Rodrigues.

Esse documento justifica tal posição com a necessidade de “garantir, permanentemente, a coerência e a estabilidade do projeto político que o Governo local pretende”. Isto tendo em conta que o partido no poder em Cabo Verde e o Labanta Djarfogo dizem partilhar de valores e de princípios muito próximos.

Ambas as partes assumiram assim o compromisso de colaborarem e apoiarem ativamente, em sede parlamentar local, a atuação do governo local. Este apoio irá ser dado quer seja nas orientações estratégicas delineadas pelo órgão no poder, quer seja no que respeita às medidas concretas propostas.

O partido e o grupo comprometem-se a acordar previamente e votar solidariamente o programa do governo municipal como orçamentos, relatórios e programas do governo municipal, propostas de leis autárquicas, de entre outros.

Com base no acordo, o “Labanta Djarfogo” fica com o direito de apresentar o nome de um elemento para constar da lista do MpD para a câmara de São Filipe em lugar elegível, até o número quatro no máximo, além de três nomes para constar da lista para assembleia municipal, sendo um em lugar elegível, outro em lugar de efetivos e o último como suplente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin