Cabo Verde: MpD no Maio nega acusações do PAICV sobre situação da lixeira municipal

A bancada municipal do MpD no Maio disse serem “infundadas” as acusações da oposição sobre a situação da lixeira municipal, alegando que foi recentemente aprovado o plano de gestão de resíduos sólidos que irá resolver o problema. 

A afirmação foi feita em conferência de imprensa pela líder da bancada do partido no poder, Ivanira Silva, que respondeu assim às declarações do coordenador político do PAICV no Maio, Agostinho Silva, após este ter referido que a situação em que se encontra a lixeira municipal é um desastre ambiental devido à falta de política para o setor do saneamento público. 

Segundo Ivanira Silva, a situação da lixeira está “bem identificada” “tem dias contados” porque “brevemente” vai ser implementado o plano, aprovado na pelos deputados municipais. Tal irá permitir a construção de um aterro sanitário, que resolverá de vez a situação criticada pela oposição, acrescentou. 

A dirigente avançou que já existe financiamento para a aquisição de um camião de lixo para a recolha de resíduos, tanto de forma geral como de forma seletiva, nos diversos formatos de contentores. 

“Tanto as autoridades nacionais como as internacionais, e até pessoas bem próximas da oposição, reconhecem que a cidade de Porto Inglês e todos os povoados [da ilha do Maio] são limpos e bem organizados”frisou. 

Quanto à situação da rede de esgoto na vila da Calheta, realçou que a oposição “não está a acompanhar” os investimentos que estão a ser realizados naquela vila, lembrando que já foram investidos cerca de 80 mil contos (725 euros) na requalificação urbana e ambiental, bem como na drenagem de águas pluviais, que antes “constituía um perigo” para os moradores. 

“Vamos também, brevemente, fazer várias intervenções em habitações, ligação domiciliária à rede pública de água, assim como construir um campo relvado de treino”indicou, ajuntando que vão ser levadas a cabo outras obras, num investimento total que ultrapassa os 100 mil contos (906 euros).

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…