Cabo Verde: MpD no Maio nega acusações do PAICV sobre situação da lixeira municipal

A bancada municipal do MpD no Maio disse serem “infundadas” as acusações da oposição sobre a situação da lixeira municipal, alegando que foi recentemente aprovado o plano de gestão de resíduos sólidos que irá resolver o problema. 

A afirmação foi feita em conferência de imprensa pela líder da bancada do partido no poder, Ivanira Silva, que respondeu assim às declarações do coordenador político do PAICV no Maio, Agostinho Silva, após este ter referido que a situação em que se encontra a lixeira municipal é um desastre ambiental devido à falta de política para o setor do saneamento público. 

Segundo Ivanira Silva, a situação da lixeira está “bem identificada” “tem dias contados” porque “brevemente” vai ser implementado o plano, aprovado na pelos deputados municipais. Tal irá permitir a construção de um aterro sanitário, que resolverá de vez a situação criticada pela oposição, acrescentou. 

A dirigente avançou que já existe financiamento para a aquisição de um camião de lixo para a recolha de resíduos, tanto de forma geral como de forma seletiva, nos diversos formatos de contentores. 

“Tanto as autoridades nacionais como as internacionais, e até pessoas bem próximas da oposição, reconhecem que a cidade de Porto Inglês e todos os povoados [da ilha do Maio] são limpos e bem organizados”frisou. 

Quanto à situação da rede de esgoto na vila da Calheta, realçou que a oposição “não está a acompanhar” os investimentos que estão a ser realizados naquela vila, lembrando que já foram investidos cerca de 80 mil contos (725 euros) na requalificação urbana e ambiental, bem como na drenagem de águas pluviais, que antes “constituía um perigo” para os moradores. 

“Vamos também, brevemente, fazer várias intervenções em habitações, ligação domiciliária à rede pública de água, assim como construir um campo relvado de treino”indicou, ajuntando que vão ser levadas a cabo outras obras, num investimento total que ultrapassa os 100 mil contos (906 euros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin