Cabo Verde: MpD pede implementação do programa de mitigação da seca

secretário-geral-adjunto do MpD, Euclides Silva, Cabo Verde

MpD apelou ao Governo de Cabo Verde que garantisse as condições necessárias para a implementação do programa de mitigação dos efeitos da seca. O pedido foi feito durante a sessão parlamentar realizada nesta quinta-feira, 28 de outubro, na voz do vice-presidente da bancada parlamentar do partido no poder, Euclides Silva. 

O político pediu que essa implementação acontecesse o mais rapidamente possível. O programa está orçado em 170 mil contos (1.542 euros). 

“A particularidade deste ano é que, se a maior parte das ilhas do Norte do arquipélago acusou défice de chuvas desde o começo da campanha e com algumas excepções, já nas ilhas do Sul tudo estava a decorrer relativamente bem até finais de setembro, com bom pasto e com culturas de milho e feijões a desenvolveram-se normalmente e em condições de humidade. Só que no início deste mês de outubro tudo mudou rapidamente, e para pior”, afirmou, citado pelo “Expresso das Ilhas”. 

No entanto, o MpD enalteceu a decisão do Governo de aprovar de um programa orçado em 170 mil contos, que inclui medidas de reforço à manutenção da atividade produtiva a nível da pecuária e da agricultura, à mobilização e à gestão da água, e também ao apoio ao rendimento das famílias mais afetadas, através do emprego público nas localidades. 

“Encorajamos o governo a continuar a desenvolver, paralelamente, as medidas de reforço de resiliência do setor agro-silvo-pastoril e das famílias e sua adaptação aos efeitos das mudanças climáticas”, continuou Euclides Silva, que se referiu assim à estratégia da água associada às energias renováveis com projetos de dessalinização das águas salobras e à reutilização das águas residuais tratadas na agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: TAAG vai receber cinco aviões novos até ao final de 2024

Angola: TAAG vai receber cinco aviões novos até ao final de 2024

A companhia TAAG Linhas Áreas de Angola vai receber cinco novos aviões até ao final de 2024.   Estas novas…
Brasil: Escritor português integra festival literário brasileiro que aposta na “equidade”

Brasil: Escritor português integra festival literário brasileiro que aposta na “equidade”

O Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá), que terá lugar entre os dias 19 e 23 de junho, no município…
Cabo Verde: Preço dos combustíveis baixam 6 % em junho

Cabo Verde: Preço dos combustíveis baixam 6 % em junho

A Autoridade Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) divulgou que os preços máximos dos combustíveis ficaram mais baratos em média 6%…
Moçambique quer angariar USD 80 mil milhões para transição energética

Moçambique quer angariar USD 80 mil milhões para transição energética

Moçambique está a tentar mobilizar 80 mil milhões de dólares americanos para pôr em prática a estratégia de transição energética…