Cabo Verde: MpD prevê maior desenvolvimento económico e turístico na ilha do Maio

O MpD prevê um maior desenvolvimento do turismo e em outras atividades económicas na ilha do Maio, com as obras de requalificação do atual porto a serem lançadas esta sexta-feira, 31 de maio, em acto presidido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

As intervenções na infraestrutura incluem a construção de duas rampas ‘roll on roll off’, uma de metal e outra de betão armado, bem como a requalificação do cais existente, a construção de um quebra-mar com 150 metros de comprimento e quatro de largura, a extensão da área de logística e de mercadorias, entre outras intervenções.

Numa declaração feita no Parlamento na quinta-feira, a deputada do partido no poder, Joana Rosa, assegurou que as intervenções não iriam parar por aqui e que as obras contribuiriam para aumentar o emprego na ilha.

“A estrada Porto do Maio – cidade do Porto Inglês vai ser asfaltada, a circular da cidade do porto Inglês vai fazer parte do rol de obras a serem lançadas amanhã. O projeto do porto prevê projetos específicos para beneficiar a cooperativa de sal, bem como pescadores e peixeiras, entre outras ações sociais. Apesar de dois anos de seca, a ilha está com uma cobertura em termos de emprego muito boa, e as obras no porto vão criar um número significativo de emprego na ilha, para além da dinâmica económica”, afirmou.

As obras do porto do Maio são financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de 15 milhões de euros, devendo os trabalhos ficar concluídos em 18 meses. Entretanto, o MpD quer mais e afirma que o foco será o aeroporto internacional.

“A próxima luta será, certamente, a construção do aeroporto internacional da ilha, bem como vias estruturantes de acesso às ZDTI [Zonas de Desenvolvimento Turístico Integral], para que possamos garantir grandes investimentos turísticos na ilha. Investimento no sector da energia impõe-se face aos problemas que a atual central elétrica apresenta”, esclareceu.

O PAICV congratula-se com o projeto do Porto. O deputado do partido, Fernando Frederico, eleito pelo círculo do Maio, defende que o verdadeiro desenvolvimento da ilha passa pela construção de um aeroporto internacional. “Esperamos que a reabilitação [do porto] traga benefícios. Mas o verdadeiro desenvolvimento turístico da ilha passa pela construção do aeroporto internacional conforme prometido. A população está à espera desta infraestrutura, para que possamos ter uma maior ligação com o resto do mundo”, sublinhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Reino Unido continua a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia

Reino Unido continua a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia

O Governo do Reino Unido confirmou nesta quarta-feira, 09 de março, que irá continuar a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia. Trata-se…
BRASIL: Brasileiros deixam a Ucrânia enquanto o país discute situação agroalimentar

BRASIL: Brasileiros deixam a Ucrânia enquanto o país discute situação agroalimentar

O governo brasileiro informou que a Embaixada do Brasil em Kiev “permanece aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento…
Guiné-Bissau: Ninguém sabe qual dos 8 vice-presidentes pode substituir o presidente do PRS

Guiné-Bissau: Ninguém sabe qual dos 8 vice-presidentes pode substituir o presidente do PRS

A directiva assinada pelo presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, de 17 de Janeiro, mas conhecida só…
Moçambique: Ataques Macabros em Macomia

Moçambique: Ataques Macabros em Macomia

Terroristas atacaram numa emboscada no Domingo passado 06 de Março um grupo de milicianos denominado por força local da aldeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin