Cabo Verde

Cabo Verde: MpD renovou maioria absoluta sem dois deputados

MpD

Movimento para a Democracia (MpDrenovou a maioria absoluta no Parlamento, através das eleições legislativas de 18 de abril. No entanto, acabou por perder dois deputados, tendo um sido ganho pelo PAICV e outro pela UCID depois do apuramento geral dos círculos eleitorais no estrangeiro. 

De acordo com os dados definitivos do sufrágio, entretanto divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o partido no poder obteve 109.574 votos (48,8%) e elegeu 38 dos 72 deputados do Parlamento. 

Nas legislativas anteriores a formação política perdeu dois deputados e venceu em nove dos 13 círculos eleitorais. Agora conquistou todos os círculos eleitorais do arquipélagoà exceção da ilha do Fogo, que voltou a ser ganha pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que também venceu os três círculos na diáspora. 

Ao todo, o PAICV alcançou 87.035 votos (38,5%) e elegeu 30 deputados. Seguiu-se a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), com 19.885 votos (8,8%), o que lhe deu direito a quatro deputados, mais um do que na última legislatura, e novamente todos em São Vicente. 

 o Partido do Trabalho e da Solidariedade (0,9%), o Partido Popular (0,3%) e o Partido Social Democrata (0,1%) voltaram a não eleger qualquer deputado ao Parlamento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo