Rui Semedo, candidato único à presidência do PAICV, foi eleito neste domingo, 19 de dezembro, por mais de 35 mil militantes. Recorde-se que o político tem sido presidente interino do partido desde que Janira Hopffer Almada se demitiu, em abril deste ano, por ter sido derrotada nas eleições legislativas.
A votação decorreu em todo o território nacional e na diáspora. De acordo com uma fonte do partido, divulgada pela imprensa cabo-verdiana, estavam inscritos 35.627 militantes, no total.
O novo dirigente afirmou que está “disponível” e “preparado” para tudo, ao ser questionado sobre se iria realizar apenas um mandato e dar lugar a outros com o aproximar das eleições legislativas de 2026.
“Nada está decidido. Estou disponível para tudo. Estou decidido e disponível para cumprir este mandato, para me submeter à avaliação dos cabo-verdianos, dos militantes e para fazer uma auto-avaliação e tomar a melhor decisão, a mais adequada, naquele contexto concreto. Estou preparado para tudo”, partilhou.
“Acredito que junto com todos os militantes vamos conseguir ter um PAICV grande, moderno, inovado, renovado, unido e coeso para trabalhar e cumprir a sua missão e garantir, na linha do que é o seu timbre, a valorização do seu percurso, a credibilização do seu papel, a demonstração da sua utilidade e a apresentação de uma visão clara para o desenvolvimento destas ilhas”, acrescentou.