O Presidente da República eleito em Cabo Verde no passado domingo, 17 de outubro, José Maria Neves, deverá ser empossado nos primeiros dias do próximo mês de novembro. Dia 09 é apontado como uma possibilidade.
Neves informou que vão ser convidados para a cerimónia os Presidentes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como diversas personalidades nacionais e estrangeiras.
Quando questionado sobre que dossiers merecerão mais a sua atenção durante o seu mandato, respondeu que o chefe de Estado deverá estar atento a todas as questões essenciais do país. Como tal, prosseguiu, “todos os dossiers merecerão a melhor atenção do Presidente da República”.
José Maria Neves prometeu “estabilidade institucional e política”, sendo a reconstrução no pós-pandemia da Covid-19 e a mitigação de novo mau ano agrícola as suas prioridades.
“Tenho dito, desde a campanha eleitoral, que eu serei um Presidente que une, que cuida, que protege, mas sobretudo um Presidente que vai garantir a estabilidade institucional e política, que é um recurso estratégico para o país. Vai colaborar com o Governo, com as autoridades locais, com Cabo Verde, para que encontremos as melhores soluções para o país”, reiterou.
O novo governante disse ainda que os nomes para os chefes da Casa Civil e Militar deverão ser anunciados na próxima semana.