O Orçamento do Estado de 2019 (OE2019) já se encontra em fase de preparação em Cabo Verde. A audição do partido Movimento para a Democracia (MpD) com o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, foi realizada esta segunda feira, 08 de outubro.
O MpD avaliou que o país se encontra num bom caminho e afirmou ainda que têm sido dados passos significativos “a nível das Finanças Públicas e da boa execução do Orçamento do Estado”, de acordo com as informações divulgadas pelo jornal “A Nação”.
O secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, acrescentou que foi registado um aumento da arrecadação dos impostos e que a economia está a crescer a bom ritmo, com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) a apontarem para um crescimento de 5,9% no segundo trimestre de 2018.
Tendo em conta todos os indicadores positivos, o referido partido encorajou o Governo a ultrapassar a cifra dos 7% ao nível do crescimento económico. Foram poucas as indicações que ficaram “por fazer ao atual Governo, que está a fazer um excelente trabalho. E encorajamos que continue para que o crescimento ultrapasse os 7%”, referiu.
O MpD defendeu que no ano de 2019 deverá ser resolvida, de forma consistente, a questão dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV). E, ao nível dos transportes marítimos, reforçou a mensagem de que é preciso melhorar o sistema de ligação entre as ilhas para impulsionar a economia das mesmas.
O vice-primeiro ministro prestou os esclarecimentos solicitados na audição e garantiu que as preocupações do MpD ficariam no topo da agenda do Governo, enquanto se estão a ultimar as soluções.