Cabo Verde: OE2019 está a ser preparado e MpD encoraja crescimento económico

O Orçamento do Estado de 2019 (OE2019) já se encontra em fase de preparação em Cabo Verde. A audição do partido Movimento para a Democracia (MpD) com o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, foi realizada esta segunda feira, 08 de outubro.

O MpD avaliou que o país se encontra num bom caminho e afirmou ainda que têm sido dados passos significativos “a nível das Finanças Públicas e da boa execução do Orçamento do Estado”, de acordo com as informações divulgadas pelo jornal “A Nação”.

O secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, acrescentou que foi registado um aumento da arrecadação dos impostos e que a economia está a crescer a bom ritmo, com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) a apontarem para um crescimento de 5,9% no segundo trimestre de 2018.

Tendo em conta todos os indicadores positivos, o referido partido encorajou o Governo a ultrapassar a cifra dos 7% ao nível do crescimento económico. Foram poucas as indicações que ficaram “por fazer ao atual Governo, que está a fazer um excelente trabalho. E encorajamos que continue para que o crescimento ultrapasse os 7%”, referiu.

O MpD defendeu que no ano de 2019 deverá ser resolvida, de forma consistente, a questão dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV). E, ao nível dos transportes marítimos, reforçou a mensagem de que é preciso melhorar o sistema de ligação entre as ilhas para impulsionar a economia das mesmas.

O vice-primeiro ministro prestou os esclarecimentos solicitados na audição e garantiu que as preocupações do MpD ficariam no topo da agenda do Governo, enquanto se estão a ultimar as soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin