Cabo Verde: Olavo Correia eleito presidente do BIDC da África Ocidental

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, é o novo presidente do conselho de governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC). 

O anúncio foi divulgado à imprensa nesta segunda-feira, 18 de abril. A nomeação decorreu na 20.ª assembleia-geral ordinária do BIDC, instituição da qual Cabo Verde é um dos sócios e que financia projetos públicos e privados, inclusive no arquipélago. 

“Durante o meu mandato, uma das questões a que darei especial atenção tem a ver com as condições de financiamento e a flexibilidade das mesmas, de modo a aumentar o seu deferencial competitivo. Porque as ofertas no mercado internacional são várias, cabe aos privados, dos diferentes Estados-membros, analisar as melhores condições”, disse Olavo Correia, ao comentar a eleição. 

“No caso concreto de Cabo Verde, o país tem um quadro de financiamento, do ponto vista de juros, que é inferior àquilo que é o quadro ao nível da sub-região. Deste modo, é importante que alinhemos as condições com as do mercado doméstico, para permitir que tenhamos acesso a um volume maior de financiamento. Mas salvaguardando que essas condições possam permitir que os projetos sejam rentáveis”, acrescentou. 

O BIDC é uma instituição financeira regional de investimento e desenvolvimento com sede em Lomé. Fazem parte 15 Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, sendo eles Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Jovens do distrito de Muidumbe antecipam regresso através da limpeza

Moçambique: Jovens do distrito de Muidumbe antecipam regresso através da limpeza

A 7 de abril de 2020, o distrito de Muidumbe, em Cabo Delgado, foi fortemente atacado por terroristas, uma invasão…
Moçambique: Nangade alvo de raptos e mortes pelos terroristas

Moçambique: Nangade alvo de raptos e mortes pelos terroristas

O distrito de Nangade, localizado a norte da província moçambicana de Cabo Delgado, foi novamente invadido por terroristas. Este ataque…
Rússia: Sanções podem causar 200 mil desempregados em Moscovo

Rússia: Sanções podem causar 200 mil desempregados em Moscovo

A Câmara de Moscovo partilhou nesta segunda-feira, 18 de abril, que cerca de 200 mil pessoas em Moscovo correm o…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de abril de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de abril de 2022

No Brasil “O Globo” tem em manchete “Ministros do STM faziam piadas sobre casos de tortura, diz historiador Carlos Fico”.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin