Cabo Verde: Olavo Correia garante que “não há nenhum problema em relação ao orçamento do BCV”

O ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro de Cabo Verde assegurou esta quarta-feira, 05 de dezembro, que o orçamento do Banco de Cabo Verde (BCV) não é motivo de problemas. A recapitalização da referida instituição bancária foi um dos pontos abordados na audição da segunda comissão especializada ao ministro das Finanças, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2019.

Olavo Correira revelou que estão a ser equacionadas as melhores alternativas. “Estamos a encontrar as melhores soluções, com menos impacto orçamental possível, acordando com o próprio BCV para que rapidamente possamos rever esta questão formal, mas não há nenhum problema em relação ao orçamento do banco central. É uma instituição credível, estável, tem todas as condições para continuar a funcionar, é uma questão formal que tem que ser resolvida e será resolvida em tempo certo”, esclareceu.

O BCV registou resultados negativos em 2017, além de uma situação líquida negativa em 2,4 mil milhões de escudo. De acordo com a administração do banco, esta situação resultou de uma combinação entre o excesso de liquidez da banca comercial, a incapacidade de o banco central gerar receitas através de empréstimos e a depreciação do dólar face ao euro, entre outros fatores.

Em relação ao fundo soberano, o vice-primeiro-ministro afirmou que o Governo vai criar uma solução para viabilizar projetos estruturantes em Cabo Verde, através do “trust fund”. “O fundo soberano é um processo que também está em curso, estamos num processo negocial com o sistema bancário em relação ao trust fund“, partilhou.

Recorde-se que o Orçamento do Estado para 2019, cujo montante é de 70 mil milhões de escudos, foi aprovado na semana passada, a 30 de novembro. No entanto, ainda se encontra em fase de debate na especialidade, antes de regressar ao plenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

A companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines vai retomar os seus voos nesta segunda–feira, 27 de dezembro. As primeiras…
Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a sexta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, segundo…
Moçambique e FMI analisam programa de ajuda em janeiro

Moçambique e FMI analisam programa de ajuda em janeiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Governo moçambicano vão começar as negociações sobre um Programa de Financiamento Ampliado no…
Timor-Leste recebe USD 4 milhões do Japão para eleições

Timor-Leste recebe USD 4 milhões do Japão para eleições

O Governo japonês disponibilizou quatro milhões de dólares americanos (3.545.244 euros) ao Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) para a…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin