Cabo Verde: Oposição questiona política externa do Governo

A dirigente da bancada parlamentar do MpD, Joana Rosa, falou sobre a aposta feita pelo Governo cabo-verdiano na política externa. Segundo a própria, há “ganhos visíveis” reconhecidos por toda a comunidade internacional.

“Cabo Verde é um país pobre, mas respeitado no mundo, devido à postura deste Governo e da política coerente que tem implementado a nível das relações externas do país”, declarou.

“A política externa deve ser medida pelos resultados e eles dizem que há boas relações entre Cabo Verde e o mundo. Com o continente africano o país tem intensificado as relações, o país preside a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], portanto ganhos que mostram como a diplomacia tem funcionado”, acrescentou.

No entanto, o PAICV indicou as falhas na política externa implementada pelo Governo. As críticas foram feitas pelo presidente da bancada parlamentar da maior formação política da oposição, Rui Semedo, que disse que o arquipélago tem sido colocado em situações de constrangimento. 

Para o político, é de uma “relevância fundamental” o país ter uma política externa “consistente e robusta”, que contribua para a credibilização de Cabo Verde e as condições fundamentais para a mobilização dos recursos necessários para o seu desenvolvimento. No entanto, referiu, “tem havido sinais de fragilização” do diálogo de consensos e com algumas falhas que deverão “ser corrigidas” para que o arquipélago tenha uma “voz credível” além-fronteiras.

Por sua vez, o líder da UCID, António Monteiro, afirmou “estar esperançoso” que várias questões sobre a política externa fossem esclarecidas pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a sessão parlamentar desta quarta-feira, 27 de janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Moçambique: IESE diz que Covid-19 não foi principal causa de recessão do país

Moçambique: IESE diz que Covid-19 não foi principal causa de recessão do país

O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) considera que a Covid-19 não foi a principal causa da recessão económica em Moçambique.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin