Cabo Verde: PAICV acusa Governo da falta de transparência no caso Saab

O PAICV queixou-se da alegada falta de transparência do Governo cabo-verdiano no que diz respeito ao caso do empresário colombiano Alex Saab. Segundo o maior partido da oposição, existe uma incapacidade e um amadorismo no que diz respeito a lidar com os dossiers que envolvem o alegado testa de ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro. 

A situação, prosseguiu, coloca em sérios riscos os objetivos nacionais permanentes e a imagem de Cabo Verde no plano internacional. Assim, considera não ser possível esconder que o caso está envolto em interesses que envolvem outros países, o que deixa o arquipélago numa situação de embaraço e dilema perante qualquer desfecho do caso, cuja última palavra advém do Supremo Tribunal da Justiça. 

“Dois factos engrossam essa situação que em nada abona à boa imagem de Cabo Verde: a de que o Governo de Cabo Verde perdeu a capacidade de gerir dossiers complexos e delicados que o processo exige e que indicia desnorte da política externa em face da gravidade do dossier”realçou o secretário-geral do PAICV, Julião Varela. 

Para o político, a abordagem de um tema “tão melindroso, quanto complexo” deveria merecer, da parte das autoridades nacionais, uma atenção para que não seja manchada a imagem do país. Como tal, o PAICV exige que o Governo esclareça, tim tim por tim tim, os contornos desse dossier. 

Recorde-se que Saab encontra-se sob custódia da justiça cabo-verdiana desde que foi detido, a 12 de junho, na ilha do Sal. Na sequência disso, aguarda a decisão do Supremo Tribunal da Justiça sobre a possível extradição ou não para os Estados Unidos da América.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin