Cabo Verde

Cabo Verde: PAICV acusa Governo de aumentar dívida pública

Membro do PAICV, Julião Varela
Julião Varela

O PAICV denunciou nesta segunda-feira, 11 de janeiro, o facto de o Governo cabo-verdiano, apoiado pelo MpD, ter a dívida pública do país em 134% do Produto Interno Bruto (PIB). O número encontra-se acima dos 133% registados em 2015, altura em que liderava um governo apoiado pelo PAICV. 

Outra das críticas feitas ao atual Governo deve-se ao alegado incumprimento do mesmo na apresentação das contas do Estado junto do Tribunal de Contas. 

As acusações foram feitas em conferência de imprensa. O secretário-geral do PAICV, Julião Varela, apontou os ministérios da Justiça e Trabalho, da Saúde e Solidariedade Social e das Finanças como os maiores incumpridores. 

O representante do maior partido da oposição no arquipélago mencionou igualmente que a dívida pública atingiu o montante de 222.634 milhões de escudos, o que representa então 134% do PIB. Nas contas de 2017, prosseguiu, está igualmente confirmado que a dívida pública situa-se em 134% do PIB. 

Ainda segundo Varela, enquanto o PAICV endividou o país para infraestruturá-lo, “o MpD faz dívida para gastar”, com um aumento tanto em percentagem como em valor absoluto.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo