Cabo Verde: PAICV alerta Governo sobre consequências do estado de emergência

A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, apelou ao Governo cabo-verdiano neste domingo, 29 de março, para que tenha a devida atenção às consequências do estado de emergência, adotado para travar a pandemia causada pela Covid-19.

Foi através de uma publicação feita nas redes sociais que a dirigente do maior partido da oposição no país declarou acreditar que, no atual contexto de calamidade pública, a medida decretada no sábado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pode ajudar. No entanto, realçou, tal é apenas um instrumento que deve ser aplicado com “equilíbrio e razoabilidade”.

Para Hopffer Almada, a democracia não pode e nem deve ser colocada em causa, tendo de ser salvaguardada a liberdade de imprensa, bem como preservado o espírito crítico dos cidadãos.

“Desde logo, o facto de o confinamento poder trazer problemas graves às famílias mais vulneráveis, no que tange ao acesso a alimentos, a rendimentos e a bens essenciais, como a água”, alertou ao apelar ao Governo para que fique atento às consequências do estado de emergência.

A presidente do PAICV mencionou igualmente o facto de este estado poder criar dificuldades à própria administração na implementação das medidas anunciadas para as famílias e para as empresas. “Mas, assim como o primeiro-ministro liderou o anúncio das medidas, acredito que ele também será o primeiro e principal responsável pela implementação dessas medidas anunciadas (por ele), garantindo a sua efetiva implementação em tempo útil”, escreveu ainda.

O chefe de Estado decretou o estado de emergência no sábado, por um período de 20 dias, tendo o mesmo iniciado às 00:00 de domingo e prolongando-se até às 00:00 de 17 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Investigadores desenvolveram uma terapia injetável baseada em nanofibras que permitiu a ratos paralisados ​​com graves lesões na medula espinhal recuperassem…
EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

Um relatório sobre terrorismo publicado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) indica que a província moçambicana de Cabo Delgado…
Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, partilhou publicamente que o processo de recadastramento e prova de…
Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

O Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde informou que o país recebeu mais turistas vindos de Portugal entre julho…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin