O PAICV disse nesta terça-feira, 26 de setembro, que a falta de ações preventivas e políticas públicas acertadas leva a que se mantenham os problemas de insegurança nas escolas.
Entre os problemas mencionados constam a recorrência do tráfico de álcool e da droga em perímetros de proximidade escolar e o assédio e abuso sexual de menores.
As declarações foram feitas pela deputada Paula Moeda, em conferência de imprensa. Ainda de acordo com a representante do maior partido da oposição em Cabo Verde, o descaso com os direitos laborais e sindicais dos professores e dos servidores da Educação é um facto nesta fase de arranque do novo ano letivo 2023/2024.
“Impõe-se a implementação efetiva do Estatuto de carreira do pessoal Docente para a introdução de normativos regulamentares essenciais à carreira, como por exemplo o concurso para o seu desenvolvimento. O Governo mantém congelado esse estatuto desde 2016 e está sistematicamente a adiar respostas urgentes”, criticou, citada pelo jornal “A Semana”.