O deputado do PAICV eleito pelo círculo eleitoral da ilha do Maio, Fernando Frederico, afirmou esta segunda-feira, 11 de março, que a população local está a passar por “momentos difíceis” e que muitas famílias não estão a conseguir ter três refeições por dia.
Na recta final da sua visita ao círculo eleitoral, declarou que a situação socioeconómica na ilha é “periclitante”, porque as famílias, principalmente do meio rural, não estão a conseguir lidar com as suas responsabilidades mensais, devido à falta de trabalho e do mau ano agrícola, razão pela qual muitos estão com energia elétrica e água cortadas nas suas moradias.
“O mundo rural na ilha do Maio também está triste, porque pela informação que disponho, a partir de 31 deste mês, a ilha do Maio vai deixar de ser contemplada com o programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), um programa que tem dado grande contributo na ajuda às famílias com mais dificuldades financeiras”, partilhou.
O representante do maior partido da oposição disse estranhar esta posição do Governo, tendo lembrado que perguntou ao ministro da Agricultura, no Parlamento, sobre se a ilha iria continuar a beneficiar com o prolongamento deste programa. Na altura, o governante garantiu que sim, pelo que o deputado considera que o que está a acontecer agora é “uma machada” aos anseios das populações, principalmente neste momento de seca severa que a ilha está sofrer”.
Outro problema para o qual alertou foi o do setor das pescas, realçando que o mesmo não merece a devida atenção, razão pela qual os pescadores da zona norte dizem estar defraudados com o ministro dos Transportes e Economia do Mar, que, recordou, tinha prometido reparar ou até instalar uma nova máquina de gelo naquela vila, o que, segundo adiantou, até então não aconteceu, para além de não haver uma linha de crédito para a classe, sem contar com o abandono da casa de abrigo de Porto Cais.