Cabo Verde

Cabo Verde: PAICV analisa problemas criados por mais um ano de seca em Santo Antão

Seca em Santo Antão

O grupo parlamentar do PAICV esteve em jornadas descentralizadas na ilha de Santo Antão, onde identificou vários problemas causados pelo mau ano agrícola vivido no local, de acordo com a deputada Vera Almeida.

“Com as chuvas caídas não houve um aumento significativo dos lençóis freáticos e isso cria um problema de acesso à água”, afirmou, acreditando que a situação vai comprometer ainda a pecuária devido à falta pasto, uma vez que o milho “não cresceu e não poderá ser utilizado nesse setor”.

A parlamentar defendeu que a situação na ilha “carece de uma atenção especial e diferenciada” por parte das autoridades locais e centrais, porque há “um leque de problemas que advêm de mais um ano de seca”. Também a “a falta de emprego agrava a situação” ao deixar os habitantes locais sem rendimento familiar, já que “não há frentes abertas” e o trabalho na agricultura está condicionado pela seca.

Vera Almeida acrescentou que “há críticas em relação à saúde”, com povoados que têm acesso ao médico apenas trimestralmente e que “não têm rendimentos que lhes permitam chegar aos centros de saúde nos casos de emergência”. Em alguns casos, mesmo que consigam chegar, “não têm dinheiro para comprar medicamentos”.

Quanto à área da educação, declarou que “há uma desinformação de que o ensino é gratuito” quando o que existe “é apenas a isenção de propinas”, mas adiantou que o “grande problema” do setor é o transporte escolar, pois “com a saída da Comissão Regional de Parceiros (CRP)” os pais passaram “a pagar mais” pelo mesmo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo