Walter Évora, membro do PAICV

Cabo Verde: PAICV apresenta queixa-crime contra dirigente Elisabete Évora

O candidato do PAICV à presidência da Assembleia Municipal da Boa Vista, Walter Évora, declarou que o partido vai apresentar uma queixa-crime contra a presidente provisória da mesa da assembleia municipal, Elisabete Évora. Isto porque a visada decidiu na passada sexta-feira, 20 de novembro, suspender a instalação dos órgãos municipais. 

A informação sobre a queixa-crime foi avançada no sábado, dia 21, numa conferência de imprensa na sede do maior partido da oposição em Cabo Verde, em Sal Rei. 

Antes de ter tomado a polémica decisão, Elisabete Évora teria lido as propostas apresentadas pelo MpD, formação política no poder, e pelo PAICV. Depois não submeteu as mesmas à votação da plenária, tendo abandonado a sala. 

Na lista A o MpD propôs Elisabete Évora à presidência da Assembleia Municipal, Walter Évora (PAICV) para vice-presidente e Sérgio Corrá, do Partido Popular (PP), para secretário. 

Já o PAICV apresentou a lista B, com indicação de Walter Évora para a presidência da Assembleia Municipal da Boa Vista, Roberto Ramos para vice-presidente e Cecílio Pinto para secretário. 

Segundo Walter Évora, os eleitos municipais do PAICV condenam e repudiam o acto “ignóbil”, que, “de forma irresponsável, manchou irremediavelmente” a cerimónia de tomada de investidura dos órgãos autárquicos saídos das eleições de 25 de outubro. 

“A referida eleita municipal foi devidamente instruída, de forma maquiavélica, pelos mais altos dirigentes do MpD, pela decisão, enquanto membro da mesa provisória”acusou, acrescentando que, “de forma autoritária e inconsequente, sem qualquer suporte legal”a visada suspendeu os trabalhados da assembleia municipal por um período de 72 horas”. 

“Convêm esclarecer que esse acto é considerado um crime à luz da lei de responsabilidade dos titulares de cargos políticos e é punível com pena de prisão de dois a oito anos, e o PAICV vai imediatamente avançar com uma queixa-crime contra a sua autora material”concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola foi eleita para presidir, em 2022, a presidência da Organização dos Produtores Africanos de Petróleo (APPO, sigla em inglês),…
Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula-se com a inscrição das Festas do Povo de Campo Maior como Património Cultural…
Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

A Espanha estendeu até 29 de dezembro as restrições da entrada no país de voos de nove países da África…
Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Em Moçambique, uma mulher de 32 anos de idade está detida na 2 esquadra da Polícia da República de Moçambique(PRM)…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin