Cabo Verde

Cabo Verde: PAICV critica baixa adesão ao recenseamento eleitoral em São Vicente

Alcides Graça

O presidente da Comissão Política Regional do PAICV em São Vicente alertou para a possibilidade de a ilha vir a perder deputados caso o processo de recenseamento eleitoral continue a ter fraca adesão de potenciais eleitores.

O político Alcides Graça liderou uma delegação da Comissão Política Regional do maior partido da oposição em Cabo Verde que visitou nesta quarta-feira, 27 de maio, a Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE). À saída, o grupo partilhou com os jornalistas a preocupação em relação ao processo.

De acordo com a fonte, numa média de recenseados por ano, estimado em 1.300 pessoas, a CRE tem, atualmente, recenseados apenas 130 novos eleitores. Tal significa que de 2016 até ao momento foram recenseadas cerca de 600 pessoas, o que é “muito preocupante”, já que o horizonte é de potenciais cinco mil recenseados.

“Estamos preocupados porque São Vicente pode inclusive perder deputados se o processo continuar neste ritmo, e já não há muito tempo porque o processo de recenseamento vai até 65 dias antes das eleições”, esclareceu, referindo assim que há apenas cerca de dois meses para recuperar mais de cinco mil potenciais recenseados, o que se torna num objetivo “muito difícil” de alcançar.

“Uma vez que os deputados são atribuídos aos círculos eleitorais em função do recenseamento, se o número de eleitores reduzir a ilha pode perder deputados em função do aumento de recenseados em outros círculos eleitorais”, partilhou.

Alcides Graça lembrou que já é tradicional nos anos não eleitorais a fraca afluência à CRE para recenseamento, que normalmente tem mais movimento nos anos eleitorais, como o ano em curso.

Segundo os dados indicados pelo político, em 2017 foram recenseadas 163 pessoas, em 2018 registaram-se 108, em 2019 contaram com 199 e em 2020, até fevereiro, estão recenseadas 123 pessoas. Assim, concluiu que se não fosse a pandemia da Covid-19, neste ano eleitoral poderia ter havido o ‘boom’ de recenseamento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo