Cabo Verde: PAICV critica “falhanço” na política de segurança do Governo

O PAICV apontou o “falhanço” nas políticas de segurança do Governo cabo-verdiano esta quarta-feira, 11 de janeiro, no Parlamento. 

“No consulado do atual Governo de continuidade, os níveis de insegurança e criminalidade não só aumentaram, com picos cíclicos de ocorrências criminais que o Governo não consegue travar, nem muito menos contrariar, como ainda passaram a conhecer estirpes de especialização de atitudes e práticas criminais hediondas a que não estávamos habituados”, afirmou o deputado Démis Almeida, citado pelo jornal “A Semana”. 

A declaração foi feita na abertura do debate parlamentar com o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, tendo o evento sido convocado pelo PAICV. 

“Sem prejuízo da quota-parte das famílias e da nossa sociedade, a responsabilidade pela situação de insegurança e criminalidade que grassa no nosso país é primeira e fundamentalmente do Governo de Cabo Verde, do senhor primeiro-ministro e do senhor ministro da Administração Interna”, prosseguiu. 

Em resposta a estas críticas, o ministro da Administração Interna garantiu que as forças policiais estão a ser “mais assertivas” face ao aumento das detenções em flagrante. 

“A estratégia tem dado os seus resultados. Temos mais apreensões, temos mais detenções em flagrante delito, o que representa que estamos a conseguir ser mais assertivos, que estamos a conseguir atuar no momento em que estes crimes acontecem, contribuindo assim para interrupção da prática criminosa”, partilhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…