Cabo Verde: PAICV critica “mau” estado da Nação

O vice-presidente do PAICV, João Baptista Pereira, declarou nesta terça-feira, 27 de julho, que o estado da Nação é “mau” devido à pandemia da Covid-19. No entanto, acrescentou que o fracasso também se devia a outras medidas mal tomadas pelo Governo apoiado pelo MpD.

“O estado da Nação hoje é mau, claramente, por causa da Covid-19, que impactou muito negativamente, com a pior recessão de sempre em 2020, mas também por causa de outras medidas ou faltas delas que foram por culpa deste Governo”, disse.

As críticas foram feitas em conferência de imprensa, que serviu para fazer o balanço das jornadas parlamentares de preparação da próxima sessão plenária. Nesta será debatido o estado da Nação e aprovado o Orçamento Retificativo para 2021.

Para o dirigente, o arquipélago está marcado pela “intransparência” na gestão da coisa pública. A situação dos transportes foi apontada como um exemplo sintomático imprimido pelo Governo do MpD.

Baptista Pereira lembrou que Cabo Verde está muito endividado, com as empresas e famílias em dificuldades, o desemprego jovem elevado, o rendimento em queda, o aumento da pobreza e da desigualdade social, entre outros problemas.

“Face às despesas e ao endividamento ostensivo feito nos últimos cinco anos, o Governo vem agora pedir ao Parlamento que aumente o limite do endividamento interno de 3% para 5% e que aumente também o limite do défice público para 13 mil milhões quando a lei diz que deve ser negativo”, criticou igualmente.

Neste âmbito, partilhou que o Grupo Parlamentar do PAICV, o qual dirige, já analisou a proposta e que aguardava apenas as respostas de um conjunto de informações solicitadas ao Governo, para que possam ser apuradas sobre a necessidade do aumento do limite de endividamento para se poder decidir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: IESE diz que Covid-19 não foi principal causa de recessão do país

Moçambique: IESE diz que Covid-19 não foi principal causa de recessão do país

O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) considera que a Covid-19 não foi a principal causa da recessão económica em Moçambique.…
Guiné-Bissau: Presidente exonera Chefe de Estado-maior da armada e vice do Exército

Guiné-Bissau: Presidente exonera Chefe de Estado-maior da armada e vice do Exército

Segundo uma nota do Gabinete de Comunicação da Presidência da República, citando o Decreto Presidencial, “é o Contra Almirante, Carlos…
Timor-Leste: Elaboração do Plano de Urbanização de Díli aprovada

Timor-Leste: Elaboração do Plano de Urbanização de Díli aprovada

O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou a elaboração do Plano de Urbanização de Díli. O objetivo é melhorar a…
Angola: Governo aprova mais de 15 mil milhões de kwanzas para Agricultura e Pescas

Angola: Governo aprova mais de 15 mil milhões de kwanzas para Agricultura e Pescas

O ministro da Agricultura e Pescas de Angola, António Francisco de Assis, informou que foram aprovados mais de 15 mil…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin