Os deputados do PAICV criticaram nesta terça-feira, 11 de janeiro, o aumento da taxa de entrada dos rabidantes no Cais de Pesca. O valor da mesma passou de 20 escudos para 120 escudos.
A denúncia foi feita pela porta-voz dos deputados, Ana Paula Moeda, na sequência da apresentação de cumprimentos de ano novo ao presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho.
Segundo Ana Paula Moeda, existem alguns problemas no Cais de Pesca, sendo a referida taxa um dos mais “sensíveis”. O local foi visitado nesta terça-feira, no âmbito de um conjunto de visitas realizadas nestes dias ao círculo de Santiago Sul.
“Vários problemas neste momento estão a passar no Cais de Pesca, principalmente relacionados com as senhas de entrada, que se pagava antes 20 escudos e agora paga-se 120 escudos. Um aumento de 100 escudos para as nossas rabidantes que vão comprar os pescados junto aos armadores na primeira venda, para depois passarem para a segunda venda junto aos revendedores e depois aos seus clientes”, denunciou.
“É um aumento exponencial, principalmente tratando-se de um momento de pandemia. A nível nacional está-se a fazer o contrário e não podemos admitir que no Cais da Pesca da Praia haja esse aumento exponencial de custos, principalmente na entrada para ter acesso à compra de peixes nos armadores, para a primeira venda”, defendeu a porta-voz.