Cabo Verde: PAICV defende testes de Covid-19 para circulação entre ilhas

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) instou o Governo para que sejam feitos testes de Covid-19 para a circulação de pessoas entre as ilhas, com o objetivo de impedir o aumento de casos de infeção de Covid-19 no arquipélago.

A nível internacional, o maior partido da oposição declarou que o país deve ir ao encontro das convenções e das normas internacionais. No entanto, salientou que todos os cuidados devem ser tomados para evitar que a propagação ultrapasse as capacidades de resposta.

Esta posição foi manifestada à imprensa pelo dirigente do grupo parlamentar do PAICV, Rui Semedo, no balanço das jornadas parlamentares que arrancam esta quarta-feira, 24 de junho, e que terão como pontos altos um debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre medidas pós-emergências para as famílias e empresas.

“Com a situação que temos, com o crescimento permanente de casos de infetados pelo Covid-19, temos preocupações especiais. Achamos que a economia não pode parar, que o país não pode ficar fechado eternamente, mas achamos que devem ser tomados todos os cuidados necessários para impedir que as ilhas que não estejam infetadas sejam infetadas pela via de circulação”, disse.

Para o político, o Governo deve tomar todas as medidas, entre as quais de controlo, fiscalização e testes, para que as ilhas isentas de casos da Covid-19 não venham a ter o vírus, tendo ainda sugerido que fosse feita “quarentenas se houver dúvidas”.

Cabo Verde tem, atualmente, cerca de 984 infetados, além de oito mortos e 440 considerados recuperados.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

As redes sociais têm sido o ambiente preferido dos apoiantes de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, para se mobilizarem. No…
STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

Para os santomenses uma das prioridades é conhecer rapidamente o desfecho da investigação relacionada com os acontecimentos de 25 de…
STP: Frente Unida dos Partidos Políticos de Oposição desconfia das investigações

STP: Frente Unida dos Partidos Políticos de Oposição desconfia das investigações

A oposição vai introduzir uma moção de censura ao XVIII governo constitucional, na sequência dos acontecimentos de 25 de novembro…
Moçambique: Delegado da INAE de Nampula preso por corrupção

Moçambique: Delegado da INAE de Nampula preso por corrupção

O delegado da Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE) de Nampula foi detido esta quinta-feira, 12 de janeiro, por ordens…