O PAICV afirmou que existe da parte do Governo cabo-verdiano um silencioso desprezo pelo mundo rural. Segundo o maior partido da oposição no país, existe uma ausência de visão estratégica de longo prazo para o desenvolvimento do campo.
As críticas foram feitas por um membro da Comissão Política Nacional do PAICV, Carla Carvalho, nesta quarta-feira, 18 de janeiro, em conferência de imprensa. De acordo com a representante da formação política, o Governo do MpD abandonou as famílias do campo à sua sorte.
Isto porque, realçou, não existe investimento público nas atividades primárias, sem perspetivas do futuro, na medida em que as infraestruturas herdadas, principalmente na área de mobilização de água, foram simplesmente ignoradas.
“Com efeito, a visão do Governo do PAICV para o desenvolvimento do mundo rural tinha como um dos pontos estratégicos o ordenamento e a valorização das grandes bacias hidrográficas do país através da construção de barragens e obras de correção torrencial”, partilhou, citada pelo “Expresso das Ilhas”.
“Em 2016, o Governo do MpD desprezou os projetos herdados, não apresentou projetos alternativos, e o desenvolvimento do mundo rural simplesmente parou. Este Governo não foi capaz de sequer fazer a gestão das águas armazenadas nas barragens. E, passados sete anos, todas as barragens, com exceção de duas, armazenam água”, concluiu.