Cabo Verde: PAICV diz que Governo “falhou com compromissos assumidos” em Santiago Norte

O presidente da Comissão Política do PAICV da Região de Santiago Norte, António Fernandes, considerou neste domingo, 03 de novembro, que o Governo cabo-verdiano “falhou com os compromissos assumidos” em 2016 para com a região de Santiago Norte.

As declarações foram feitas após uma reunião da Comissão, decorrida no concelho de Santa Cruz e em que foi analisada a situação política da região e discutida a agenda autárquica para 2020. Entre os compromissos apresentados pelo Governo, o dirigente destacou a questão dos portos de pesca em Tarrafal, Santa Cruz e Rincão (Santa Catarina), investimentos na juventude e mobilização de água para a agricultura.

Como impacto do “não cumprimento dos compromissos”, a mesma fonte salientou o “aumento da taxa de desemprego” em Santiago Norte, realçando ainda o facto de o concelho de Santa Cruz, a única câmara liderada pelo PAICV em Santiago Norte, ter registado “a mais elevada taxa da região”.

Quanto à questão do mau ano agrícola, afirmou que o Governo “não soube implementar de forma correta e concreta” os programas de emergência, o que tem “sufocado e destruído” toda a base familiar das pessoas que vivem da agricultura e da pecuária na região.

“A nossa preocupação maior vai no sentido da implementação do novo pacote de mitigação, sabendo que mais da metade do território a nível de Santiago Norte não há produção. Há partes do território completamente nus, pelo facto de as pragas do gafanhoto terem atacado sem que o Governo em tempo oportuno pudesse socorrer os agricultores com produtos e especialistas para o combate”, partilhou.

Para António Fernandes, o ano poderia ter sido melhor se o Governo tivesse implementado políticas de combate adequadas às pragas que atacaram a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: TAAG vai receber cinco aviões novos até ao final de 2024

Angola: TAAG vai receber cinco aviões novos até ao final de 2024

A companhia TAAG Linhas Áreas de Angola vai receber cinco novos aviões até ao final de 2024.   Estas novas…
Brasil: Escritor português integra festival literário brasileiro que aposta na “equidade”

Brasil: Escritor português integra festival literário brasileiro que aposta na “equidade”

O Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá), que terá lugar entre os dias 19 e 23 de junho, no município…
Cabo Verde: Preço dos combustíveis baixam 6 % em junho

Cabo Verde: Preço dos combustíveis baixam 6 % em junho

A Autoridade Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) divulgou que os preços máximos dos combustíveis ficaram mais baratos em média 6%…
Moçambique quer angariar USD 80 mil milhões para transição energética

Moçambique quer angariar USD 80 mil milhões para transição energética

Moçambique está a tentar mobilizar 80 mil milhões de dólares americanos para pôr em prática a estratégia de transição energética…