O PAICV declarou que os habitantes de São Domingos, vila situada no interior da ilha de Santiago, estão desesperados e com medo de sair de casa devido ao aumento da criminalidade.
Neste âmbito, exigiu ao Governo cabo-verdiano que tomasse medidas “ajustadas” para acabar com a situação. A exigência foi feita através do deputado nacional do PAICV por Santiago Sul, Manuel Brito, numa conferência de imprensa realizada na cidade da Praia.
O político partilhou a preocupação no que diz respeito ao “aumento substancial do índice de insegurança” no município de São Domingos. A questão da segurança no arquipélago, continuou, tem sido trazida com muita frequência para a agenda pública.
Isto porque as medidas apresentadas pelo Governo para assegurar este “bem essencial à população não têm sortido os efeitos desejados, revelando-se ineficazes”, concluiu.
“De dezembro de 2020 à presente data, a situação no município de São Domingos tem sido dramática, com assaltos à mão armada nas ruas, nas habitações e estabelecimentos comercias, deixando um número significativo de vítimas, famílias e cidadãos, que lutam diariamente para o seu pão de cada dia, e por isso estão indignados e intranquilos perante esta situação”, criticou.
Assim, a formação política ordena que o Governo atue de “forma vigorosa” para acabar com o aumento substancial do índice de insegurança em São Domingos.