Cabo Verde: PAICV faz queixa da TCV à ARC devido a tempo de antena

O PAICV informou que interpôs uma queixa junto à Agência Reguladora da Comunicação Social (ARC) contra a Direcção da Televisão de Cabo Verde (TCV). O maior partido da oposição no país acusa a referida direcção de recusar emitir o seu tempo de antena.

Segundo esta força política, a mesma tem direito a um tempo de antena de 7 minutos e 41 segundos por mês, devido aos 5 minutos enquanto partido com assento parlamentar e mais 5 segundos por cada um dos 29 deputados eleitos, tal como sustenta a alínea b) do artigo 3º da Lei nº 90/III/90 de 27 de Outubro.

De acordo com a lei, “esse tempo pode ser utilizado, no mês, da forma que melhor entender”, declarou o partido, uma vez que “é a própria Lei nº 90/III/90 [em vigor] que diz taxativamente no nº 2 do seu artigo 2.º que o tempo de antena pode ser utilizado de uma só vez ou parcelarmente´”.

Tendo em conta a legislação, o PAICV decidiu repartir em dois o tempo a que tem direito, optando por usar um na primeira quinzena de janeiro, correspondente ao dia 15, e outro na segunda quinzena do mesmo mês. No entanto, afirmou que “a Direcção da Televisão se recusa a fazer a emissão desse segundo programa, o que consubstancia um claro atentado aos direitos dos partidos políticos” e à lei.

“A TCV e o seu director não podem, unilateralmente e à revelia da lei vigente, recusar o parcelamento do tempo de antena dos partidos políticos, até porque está obrigado, com a colaboração dos titulares de antena (que são os Partidos neste caso), a organizar planos gerais (para todos) de respectiva utilização (nº 2, do artigo 65.º da lei de Televisão) ”, sustentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Rússia acusa EUA e Reino Unido de sabotagem do Nord Stream

Rússia acusa EUA e Reino Unido de sabotagem do Nord Stream

A Rússia acusa os Estados Unidos da América (EUA) e o Reino Unido de estarem envolvidos no ataque ao gasoduto…
Angola defende princípio de "Uma só China"

Angola defende princípio de "Uma só China"

O diretor da Direção para Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Miguel de Dialamicua, afirmou que…
Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

A Frelimo e a Renamo apelaram aos votos no bairro Conguiana, localizado na cidade de Inhambane. Os apelos foram feitos…
Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

A Renamo acusa novamente a Frelimo de designar cidadãos de distritos não autárquicos para as mesas de voto, no âmbito…