Cabo Verde: PAICV queixa-se de custos do novo Governo e Correia e Silva responde

Primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva

O PAICV acusou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de formar um Governo “obeso e custoso”, de 28 elementos. Segundo o maior partido da oposição em Cabo Verde, tal irá custar, “no mínimo”, mais de 400 milhões de escudos (3,6 milhões de euros) por ano. 

A posição foi manifestada pelo líder parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, durante a apreciação na Assembleia Nacional do Programa do Governo para a legislatura 2021-2026. Para justificar a crítica, o dirigente lembrou as dificuldades vividas pelo povo devido à crise económica provocada pela pandemia da Covid-19. 

“É diante deste quadro difícil para os cabo-verdianos que se geraram expetativas elevadas em como, para a legislatura que ora se inicia, as respostas seriam mais ousadas, ao mesmo passo que muito responsáveis e até mais racionais. Entretanto, é neste contexto que vossa excelência, parecendo dar sinais contrários e circulando na contramão da crise que assola o mundo, presenteia o país com o Governo mais gordo da sua história, com um elenco de 28 elementos”, disse, dirigindo-se ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. 

Recorde-se que o novo Governo, empossado a 20 de maio, passou de 20 para 28 membros, incluindo 18 ministros e nove secretários de Estado. 

Em reação a estas críticas, Correia e Silva acusou o PAICV de iniciar a nova legislatura a lançar novamente dúvidas sobre a atuação do Governo. “É criar sempre essa ideia, que os governos são entidades meio estranhas, que andam a roubar o povo para se alimentar a si próprios. Não é essa a intenção. Quem ganha, forma o Governo. Os senhores não ganharam, nós ganhámos e formamos Governo”, defendeu. 

No entanto, assumiu que poderia haver uma redução do número de deputados exigidos nas bancadas parlamentares. Assim, comprometeu-se a criar as condições para revisão da Constituição da República, de maneira a que o número de deputados necessários para se constituir bancada parlamentar seja menor que cinco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…