Líder do PAICV, Janira Hopffer Almada

Cabo Verde: PAICV quer funcionamento das instituições durante estado de emergência

A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, alertou nesta terça-feira, 14 de abril, para a necessidade de ser assegurado, em caso de prolongamento do estado de emergência em Cabo Verde, o regular funcionamento das instituições e a melhoria das medidas para as famílias mais carenciadas.

A declaração foi feita à imprensa após a dirigente do maior partido da oposição ter sido recebida em audiência pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no quadro das audições do chefe de Estado para decidir prorrogar ou não o estado de emergência.

Quando questionada sobre o posicionamento do PAICV em relação à prorrogação ou não deste estado, respondeu que a organização política que representa não possui dados para fazer uma abordagem mais “aprofundada” e “concreta” no que diz respeito à situação epidemiológica do país, uma vez que o Governo não lhe disponibilizou os dados.

“Para nós naturalmente que qualquer avaliação pressupõe o conhecimento de dados, e o PAICV não tem dados mais aprofundados porque não nos foram disponibilizados pelo Governo. Neste caso, pronunciamos de acordo com as análises que fazemos com as informações que são avançadas na comunicação social e do conhecimento de qualquer cidadão”, explicou.

Segundo a própria, para o partido o que está em causa não é o estado de emergência, mas sim que, em havendo a prorrogação do mesmo, será necessário garantir o funcionamento das instituições, inclusive do próprio Parlamento, bem como a melhoria das medidas para as famílias mais carenciadas.

Hopffer Almada frisou que “não é admissível” que num estado de emergência o Parlamento, que deve funcionar e debater sempre na perspetiva de assumir a função que o povo lhe conferiu, fique a atuar de “forma amputada” e que haja “um apagão da democracia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin