Cabo Verde

Cabo Verde: PAICV quer informações do Governo sobre contrato com empresa de Miguel Monteiro

Miguel Monteiro

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) exigiu ao Governo informações sobre os contratos feitos pelo Estado com a empresa It Solutions, da qual o deputado nacional Miguel Monteiro, do Movimento para a Democracia (MpD), é sócio-gerente.

Esta exigência é vista pelo maior partido da oposição no arquipélago como uma maneira de “garantir transparência e rigor na gestão da coisa pública”, como se pode ler pelo comunicado de imprensa divulgado.

O PAICV realçou a importância do pedido de esclarecimento “por parte de todos, mormente dos titulares de cargos políticos, e, ademais, em se tratando de representantes de um órgão de soberania tão importante, como é o caso da Assembleia Nacional”.

A organização política insurgiu-se contra o “deputado e secretário da mesa da Assembleia Nacional, e ex-secretário-geral do MpD”, Miguel Monteiro, de forma a inteirar-se dos termos dos contratos celebrados em defesa do “interesse público”.

No exercício da sua missão de fiscalização e na defesa intransigente do interesse público, pode ler-se no documento, o PAICV solicitou ao ministro das Finanças, Olavo Correia, informações e esclarecimentos relativos à “Empresa It Solutions e o respectivo sócio-gerente, Miguel Monteiro”.

Quais as empresas públicas e/ou entidades públicas às quais a empresa It Solutions prestou ou presta serviços desde a sua criação, em 2017, e quais as datas de celebração e os períodos de vigência desses eventuais contratos de prestação de serviços, celebrados entre a IT Solutions e essas empresas públicas e/ou entidades públicas são algumas das perguntas feitas.

Miguel Monteiro defendeu-se recentemente destas acusações, ao afirmar em conferência de imprensa que os contratos firmados pela It Solutions ocorreram a partir de concursos, alegando que a lei não proíbe aos políticos criar negócios ou empresas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo